sábado, 7 de julho de 2012

REMINISCÊNCIAS

Oh! que saudades que tenho / da aurora de minha vida / da minha infância querida / que os anos não trazem mais / que amor, que sonhos, que flores / naquelas tardes fagueiras / à sombra das bananeiras / debaixo dos laranjais!”

Esses versos de Casemiro de Abreu nos fazem sorrir e lembrar cenas adormecidas da infância, vozes que já não se encontram mais aqui. Devaneios, nostalgias, talvez. Memórias guardadas no recôndito da alma, que, às vezes, gritam para que as visitemos. É justamente assim, olhando para o passado que parece tão distante e que nos embriaga o pensamento, que vamos ao encontro de momentos nostálgicos, de um tempo que ficou para trás!
A minha ida para o Rio de Janeiro para estudar no Colégio Pedro II é uma dessas passagens nostálgicas que não se perdem no esquecimento. Saudades, sim, saudades dos momentos felizes que marcaram essa fase alegre e ingênua de nossas vidas, a infância.
O Colégio Pedro II, à época, colégio padrão, que ainda guardava a tradição de quando fora criado pelo Imperador Dom Pedro II como instituição modelo aos demais estabelecimentos de ensino do país. Anos depois de proclamada a República, o ex-Imperador foi homenageado com a designação do seu nome ao colégio que havia fundado.
Naquele tempo, Campanha estava ligada, por estrada de ferro, aos dois maiores centros urbanos do País, Rio de Janeiro e São Paulo, e também a Belo Horizonte, capital do Estado.
Às 05h da manhã, o Rozendo, com a sua carroça de pequeno porte puxada por uma jumenta de uma raça de animais maiores que os jumentos comuns, estava à porta de nossa casa para pegar as malas e levá-las para estação ferroviária. Poucas, ou talvez nenhuma das pessoas dos dias de hoje, ouviram falar do negro Rozendo. Diziam que ele era baiano. Era um negro alto corpulento, dançava congada. Certa vez, assisti, no alto do Rosário, uma embaixada com a presença do Rozendo. Era uma dança em que os congados rememoravam a batalha dos cristãos com os mouros.
Seu oficio era todo ligado à estação da estrada de ferro. Levava malas para embarque e as trazia ao desembargue, alem da entrega de encomendas de médio porte que chegavam à cidade por via férrea.
Meu pai, dois de meus irmãos e eu descemos para o embarque na antiga estação da estrada de ferro da Rede Mineira de Viação. Às 05:35h, o sino da estação deu duas sonoras badaladas e a locomotiva soou o último apito e partiu, puxando os vagões e toda composição rumo à cidade de Cruzeiro, já no estado de São Paulo. Era romântica uma viagem de trem! As pessoas antigas de Campanha diziam que, quando da inauguração da estrada de ferro no final do século XIX, muitos foram aqueles que se escondiam de medo, quando viam aquela coisa estranha apitando e soltando fumaça por todos os lados. Na última cidade de Minas, Passa Quatro, havia uma particularidade: uma outra locomotiva juntava-se à composição, ligada ao ultimo vagão, empurrando o trem. Isto porque, iniciava a subida da Serra da Mantiqueira. No alto da Serra, a composição atravessava o túnel, construído na época do Brasil Império, chegava à estação de Piquete, divisa entre Minas e São Paulo, local onde a locomotiva que empurrava a composição se soltava e o trem iniciava a descida da Serra até a cidade de Cruzeiro.
Cruzeiro era importante centro de entroncamento ferroviário e local onde se fazia a baldeação. A mudança de um trem para o outro era um corre-corre danado de passageiros para Rio ou São Paulo e de passageiros dessas cidades para as instâncias hidrominerais do Sul de Minas.
A expectativa da viagem, a ida para o Rio dava um frio na barriga e a alegria, o contentamento de ver coisas diferentes até então desconhecidas para um jovem adolescente que deixava para trás a vida pacata e tranqüila da cidade pequena, rumo à metrópole. Ficar um ano inteiro distante da família, dos amigos, das brincadeiras inocentes e provincianas, era inquietante e ao mesmo tempo, havia o orgulho de estar indo para um centro grande, a capital do país, estudar em um colégio famoso. Tudo isso zumbia na cabeça, provocando uma vaidade, ingênua talvez, por poder ostentar o que poucos meninos como eu teriam essa oportunidade.
A chegada ao Rio, a rua imensa, as buzinas, as luzes, semáforos, sinal verde, os anúncios em neon no alto dos edifícios, aquela cidade grande. Cada face, cada ser que passava - pra lá e pra cá - inquietamente, tanta gente, suada, apressada, sem alegria, sem alma, com a alma cerrada, enrustida, cada triste surpresa era, na verdade, o retrato da chegada. Seria o prenúncio de uma nova etapa da vida? Sim, era uma outra vida, diferente de tudo o que, até então, conhecia.

Tarcísio Brandão de Vilhena







Nenhum comentário:

Postar um comentário