segunda-feira, 9 de julho de 2012

DOIS CAMPANHENSES ILUSTRES

                                                          


Apágina 70, Seção 1. do Diário Oficial da União (DOU), de 30/10/1912, traz uma matéria enaltecendo a cidade da Campanha, pela a tradição de gerar filhos que se projetaram como cidadãos eminentes não só em nosso país, como também no exterior. Traz uma enorme relação de Campanhenses ilustres, de renome nos vários segmentos sociais.

Não à toa, Campanha foi cognominada a "Atenas Sul Mineira", que é, de fato, metáfora brastante apropriada à cidade. Vital Brasil Mineiro da Campanha e Maria Martins, por exemplo, não são nomes esporádicos, que sugiram ao acaso. Essa persistência de filhos ilustres nascidos em Campanha tem sido uma constante que permanece até aos dias atuais.
Muitos dos que integraram a sociedade Campanhense e muitos que hoje continuam a integrá-la são pessoas dotadas de sabedoria, caráter e devotadas ao engrandecimento de nossa querida Campanha. Portanto, são merecedores do apreço e da admiração de todos Campanhenses.
Permito-me aqui destacar dois eminentes Campanhenses, motivos de orgulho de nossa cidade, que se projetaram no exercício de suas respectivas profissões, reconhecidos no país e no exterior como médicos de reconhecida competência.
Já foi dito que o caráter do ser humano tem dois grandes traços: a atividade de prestar serviços, o que evidencia sua generosidade, e o silêncio sobre os serviços prestados, o que caracteriza sua humildade. Esses traços integram a personalidade de dois irmãos: o cirurgião geral Cláudio Almeida Oliveira e o cirurgião cardiovascular Sérgio Almeida Oliveira.
Filhos de pai e mãe Campanhenses, ambos herdaram uma ancestralidade que reúne sabedoria e exemplo, e tiveram formação moral, ética e humanística indispensáveis ao exercício da medicina, fazendo-os, portanto, merecedores da irrestrita confiança indispensável à relação médico-paciente.
Cláudio e Sérgio se caracterizam por serem cidadãos discretos e com profundo amor à medicina. São duas personalidades com notável representatividade no meio em que vivem e sinceras convicções dos deveres e da integridade que um profissional deve possuir.
Campanhenses de nascimento, trazem a argúcia e a prudência aos modos do povo das Minas Gerais. Se todo homem deve ser aquilo que é, eles cumpriram esse imperativo fazendo-se médicos.
Profissionais emocionalmente equilibrados, Cláudio e Sérgio tem sido capazes de transmitir à comunidade e aos pacientes, ao longo de sua carreira, a confiança e segurança indispensáveis ao exercício da Medicina.
A lembrança que guardo da época em que éramos estudantes é a de dois jovens inteligentes, elegantes, estudiosos, que fugiam dos arruídos das agitações públicas, mas amavam o convívio dos colegas e se entretinham nos comentários sutis dos acontecimentos políticos do dia.
Com o passar do tempo, ambos seguiram o rumo traçado pelo destino e por sua vocação natural, tendo ingressado na Faculdade de Medicina. Nela, e ao longo de sua carreira, sua capacidade e inteligência ágil os tornaram capazes de vislumbrar, ao primeiro intuito, aspectos essenciais de questões inerentes à profissão que abraçaram.
Ambos são, ao mesmo tempo, professores universitários, exímios cirurgiões e conquistaram o foro de professores eméritos, consagrando, dessa maneira, uma escalada que os levou a ultrapassar fronteiras e serem reconhecidos internacionalmente pela competência e pelo brilhantismo no desempenho da profissão que escolheram.

Tarcísio Brandão de Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário