terça-feira, 31 de julho de 2012

ARQUITETURA BIZANTINA

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -

Obra-Prima do Dia - Catedrais Bizantinas

Arquitetura - Catedral de São Vladimir (1882)



A Catedral de São Vladimir, em Kiev, capital da Ucrânia, é a catedral mãe da Igreja Ortodoxa Ucraniana. Erguida para comemorar os 900 anos do batizado do príncipe russo Vladimir, o Grande de Kiev, foi feita com doações de todo o povo russo.

Kiev era então uma das cidades mais importantes do Império Russo e seu santo padroeiro, São Vladimir, um santo venerado em todo o país. As doações começaram a ser captadas em 1852 e em 1859 já tinham em caixa mais de 100.000 rublos.


A planta é a tradicional das igrejas bizantinas, com três absides coroadas por sete cúpulas. A cúpula principal, onde se ergue a cruz, mede 49 metros. Mas é o interior multicolorido da igreja que mais chama a atenção. Mosaicos executados por mestres venezianos, afrescos criados por mestres-pintores, enriquecem sobremaneira a catedral.


O portão de entrada (foto acima) é ornamentado com esculturas em bronze de Santa Olga (a princesa Olga de Kiev) e de São Vladimir, contra um fundo azul.

O interior da igreja é deslumbrante. A luz difusa e o ouro nos mosaicos e nas imagens tornam o ambiente propício à meditação e à oração. Sempre imagino como seriam esses templos - de qualquer fé - antes da indústria do turismo...


O iconostasis, a parede ou biombo que separa o sacrário da nave principal, é esculpido em mármore branco de Carrara e como todos os iconostasis das catedrais russas, é o local de veneração dos santos ícones. A construção do edifício terminou em 1882, mas as pinturas só ficaram prontas em 1896.

A imagem da Santa Mãe de Deus no altar da abside principal impressiona pela austera beleza, sendo uma das obras-primas da pintura universal (foto abaixo).


É de se notar que essa maravilha sobreviveu a duas guerras mundiais, uma longa revolução e uma guerra civil.



Kiev, Ucrânia



 


Enviado por Ricardo Noblat -
31.7.2012
| 11h45m
Política

Nova enquete: Alguns réus do mensalão serão condenados

Nenhum comentário:

Postar um comentário