sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Teatro da Opera de Budapeste - 1884




O Teatro de Ópera de Budapeste não é somente uma das mais importantes relíquias dessa cidade, como símbolo das tradições operísticas húngaras que já completaram mais de 300 anos.

Na presença do Imperador Francisco José I, numa cerimônia de grande pompa, o Real Teatro de Ópera de Budapeste, seu nome de batismo, foi inaugurado em 27 de setembro de 1884. Era uma inauguração há muito esperada pelos húngaros.

Tal era a ansiedade da multidão que não houve controle possível e logo que as portas se abriram o saguão foi invadido, todos queriam ao menos dar uma olhada no palácio da música. E ninguém se decepcionou, ao contrário, saíram todos maravilhados com o que viram.






O grande lustre em bronze, originário de Mainz, e o mecanismo que regularia o palco, feito em Viena, foram aprovados por ser a última palavra em tecnologia.

Mas quem inaugurou o prestígio de Budapeste como centro de grandes interpretações na Música e na Dança foi ninguém menos que Gustav Mahler, o grande compositor que foi regente em Budapeste de 1887 a 1891. Daí em diante o Teatro de Ópera de Budapeste passou a ser considerado um dos templos da boa música.






Em meados da década de 70 do século passado, o estado precário do prédio do teatro levou as autoridades húngaras a organizar e patrocinar sua restauração. As obras começaram em 1980 e terminaram em 1984.



Nenhum comentário:

Postar um comentário