terça-feira, 4 de setembro de 2012

OS LEÕES QUE PROTEGEM FLORENÇA

 


Recordando: construída entre 1376 e 1382, a Loggia era um centro cívico, onde os cidadãos da República de Florença se reuniam para debater e resolver os problemas da cidade e também nas ocasiões públicas mais solenes, como posse dos governantes.

Chamada de Loggia della Signoria por estar situada ao lado do palácio do governo, o Palazzo Vecchio, ao abrigar temporariamente, em 1527, os Lanzicheneschi, soldados mercenários do Sacro Império Romano, passou a ser chamada de Loggia dei Lanzi, nome pelo qual ficou mais conhecida.

Quando a República é derrubada, e a cidade passa a ser regida pelo Grão-Ducado da Toscana e as instituições republicanas são definitivamente suprimidas, a arcada passa a acolher estátuas de muito valor e com isso torna-se o primeiro museu público do mundo.

A 'loggia' é um ponto de encontro em Florença, uma pausa para os viajantes e um lugar de contemplação para os apaixonados por esculturas. Essa é uma cidade onde a beleza está em toda a parte, mas a Loggia dei Lanzi, com seus tesouros à disposição de quem por ali passa, é um dos locais mais queridos da cidade.

Reparem nos leões ao lado dos degraus de acesso, os dois protetores de Florença. São duas fantásticas obras. O da direita é uma relíquia romana. O da esquerda é obra de Flamino Vacca, de 1600. Esses animais simbolizam guarda e proteção contra presenças negativas, segundo tradição iconográfica herdada de civilizações mesopotâmicas.


ao fundo, janelas e balcões da Galleria degli Uffizi




O grão-duque tomou o cuidado de zelar para que só fossem enviadas para a Loggia obras que tivessem um vínculo com a história de Florença. Perseu foi escolhido por dois motivos: a magnificência da obra e o gesto do herói, decapitando a experiência republicana na cidade, simbolizada pela cabeça da Medusa.

As mais expressivas estátuas obedeceram ao mesmo critério: representarem a vitória do grão-ducado, que significava ordem, contra a anarquia republicana: essa a força dos duques junto aos habitantes de Florença.






Em 1583, quando as obras no palácio dos Uffizi terminaram, o arquiteto Bernardo Buontalenti teve a feliz ideia de criar, no alto da Loggia, um terraço do qual era possível assistir às várias cerimônias e espetáculos que aconteciam na linda Piazza della Signoria. Para proteção dos espectadores, colocou um gradil circundando o terraço.

Hoje lá está um café para os felizes visitantes dessa apaixonante cidade.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário